quinta-feira, 12 de março de 2009

Voltando ao último post

Olá, pessoal! Sei que neste exato momento eu deveria estar 'brincando' com o NVU, mas vou aproveitar estes minutinhos para postar no blog.
No meu primeiro post, eu falei que um dos meus contatos com o jornalismo na internet era a ferramenta que existe no site do jornal que eu trabalho, a Folha do Mate. Lá, o usuário pode ver o jornal na íntegra e ainda 'folhea-lo' virtualmente. Naquele primeiro post, falei sobre a dúvida que eu possuía: se as assinaturas do jornal poderiam ter caído devido a ferramenta, já que o leitor tem o jornal inteiro na web.
Por isso, conversei com um dos editores do jornal, Sérgio Klafke, para saber dele mais sobre o assunto. Confiram as respostas:

1) Desde que o jornal tem a ferramenta de virar as páginas na íntegra, houve alguma queda nas assinaturas? Ou pelo contrário, as assinaturas cresceram?
O uso da nova ferramenta no site, pioneira na região, iniciou em maio de 2008, durante a Fenachim, e foi muito bem recebida. Não houve nenhuma influência em queda de assinaturas. Pelo contrário, continuamos aumentando o número de assinantes do jornal, cuja tiragem hoje é de 7,2 mil exemplares por edição.


2) Desde quando existe o site? E desde lá até hoje (09/03/2009), quantas pessoas já o acessaram? E de quais locais do mundo?
O site da Folha está em sua segunda geração. A primeira foi em 2002, com uma tecnologia simples, mas que colocava noticias das edições do jornal em destaque e todas as páginas em PDF. Em 2006, na segunda geração do site, foi construido um sistema que passou a oferecer mais possibilidaders de atualização diária. Nas reformulações, foi incluido em 2008 o visualizador de páginas. Agora está em fase final a construção da terceira geração do site da Folha que vai inovar outras vez. Deve estar no ar no máximo até o mês de maio. Os acessos são em torno de 600 diários.

Então gente, está aí a resposta. Ao menos na Folha do Mate, não notou-se queda em assinaturas ou qualquer outo efeito prejudicial. Além disso, outro ponto que deve ser ressaltado, na minha opinião, é a reformulação pela qual o site está passando, já que mostra que há uma preocupação também com esta forma de informação.

Por hoje é isso! No próximo eu prometo que posto foto também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário