segunda-feira, 9 de março de 2009

A luta pelos Direitos

Olá mulherada! E parabéns pela passagem do dia!!!

O Dia Internacional Mulher, comemorado neste domingo, não serve somente para mostrar as conquistas que nós temos conseguido ao longo dos últimos anos. A data também mostra que as mulheres estão cada vez mais a frente de cargos importantes e reivindicando por nossos direitos. Acho isso bastante importante diante de tantos preconceitos que nós mulheres muitas vezes sofremos.
Mas, de fato, o motivo pelo qual escrevo é outro. Me chamou a atenção essa manifestação de um grupo de 300 mulheres do movimento dos trabalhadores rurais Via Campesina, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Elas teriam invadido o saguão e quebrado uma a porta de vidro do Ministério da Agricultura, em Brasília, na manhã dessa segunda-feira, justamente, um dia após a data em que é comemorado o dia Internacional da Mulher.
A manifestação seria em decorrência ao modelo de desenvolvimento adotado pelo governo brasileiro para o agronegócio contra empresas que demitem e não geram riquezas para o Brasil. As manifestantes ainda reivindicam a reforma agrária.
O movimento feito pela trabalhadoras rurais em Brasília pela busca de seus direitos ,um dia após a data de comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, lembra o dia em que ocorreu a tragédia nos EUA, que marca o Dia Internacional da Mulher. Em em 1857, mulheres de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque se rebelaram contra suas condições de trabalho. Foi a primeira vez que as mulheres se uniram para reivindicar melhorias.
A rebelião foi contida de forma violenta, culminando com a morte de 129 tecelãs, que morreram carbonizadas dentro da fábrica. E em 1910, surgiu a idéia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975 a Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário