quarta-feira, 17 de junho de 2009

A última do STF


O Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do Poder Judiciário nacional, nesta última quarta-feira, derrubou a obrigatoriedade do diploma de Jornalista para o exercício da profissão. Oito dos nove ministros votaram pelo fim da obrigatoriedade do diploma sob a fundamentação da total liberdade de expressão.

Considero isto um absurdo, pois todo o profissional deve ser qualificado e buscar qualificação. O diploma vem nesse sentido. Quem não tem diploma pode atuar como colaborador.

Não vejo sentido nenhum em estudar de 4 a 5 anos numa faculdade, pagar muito para cursar Jornalismo, se formar e ter um diploma para ver que no mercado de trabalho as pessoas que trabalham nos meios de comunicação não tem qualificação, possuem apenas o conhecimento prático e restrito.


Esta notícia me desanima muito, bem como o fato de saber que existem profissionais qualificados e desempregados por falta de vaga nos meios de comunicação que empregam pessoas que não tem diploma para não precisar pagar o piso da categoria.

2 comentários:

  1. É lamentável. Em um país onde cada vez mais a qualificação profissional é indicada e exigida somos apunhalados com essa decisão. Digo-lhes, a casa caiu!

    Bom, que façamos a nossa parte e que sejamos diferentes não pelo canudo, mas pela bagagem que levamos da graduação. Façamos a diferença de outra forma!

    ResponderExcluir
  2. Absurdo é pouco! Essa decisão é uma falta total de consideração com todos dessa classe! Então agora eh a vez que tudo vai "virar escolhambação mesmo", qualquer um podendo fazer jornalismo.UMA Lástima sem dimensão. Que políticos sem escrúpulos. Ah mas certamente deve ter gente ganhando por traz disto, poderosos influentes. Deixo aqui o meu repúdio contra essa atitude, desumana a todos jornalistas, a nós estudantes de jornalismo, que nos esforçamos, investimos em nosso conhecimento e agora poderemos perder por concorrência não especializada. Lamentavel

    ResponderExcluir