quinta-feira, 9 de abril de 2009

A foto como informação


É fato que o avanço tecnológico da internet facilitou o trabalho dos jornalistas. Mas, seja pela falta de teoria ou de trabalhos na área, os profissionais ainda não usam toda a possibilidade que esse meio dá.

Se analisarmos a questão da foto jornalística na web, é notável que ela reproduz o mesmo modelo de foto que encontramos nos jornais impressos. A diferença fica apenas no suporte técnico que a recebe. Mas é justamente pela web ter uma nova dinâmica espaço-temporal que se deve “pensar diferente” a foto jornalística. Ela ainda deve informar, mas a preocupação com a beleza sumiu, pois nesse meio a maioria das fotos são de baixa resolução.

A foto que você vê nesse post é do blog Fotojornalismos, e foi tirada pelo fotojornalista norte-americano Anthony Suau. Anthony ganhou o prêmio World Press Photo 2009 com essa imagem, que mostra um policial a verificar se há alguém na casa, ou se ela foi abandonada por estar hipotecada e cheia de dívidas. Olhando para a foto logo vem a mente a crise financeira dos Estados Unidos.

Esse é o espírito do “futuro” das fotos jornalísticas na internet. Elas passam a informar muito mais que no impresso, e complementam a matéria ao ponto de falarem por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário